Introdução ao Tui Shou (Mãos que Empurram) do Taijiquan
Um período de grande desenvolvimento para as artes marciais chinesas foi o final da Dinastia Ming e o início da Dinastia Qing. Nessa época, Chen Wangting (1600-1680), o nono ancestral da família Chen em Chenjiagou, era excelente tanto nas artes marciais quanto nas letras.
Com base nas técnicas marciais transmitidas por sua família, ele absorveu os pontos fortes de diversas outras escolas, usando a filosofia tradicional do Taiji como princípio fundamental, integrando o estudo dos canais da medicina tradicional chinesa e as técnicas de cultivo da saúde de Daoyin Tuna.
Ele desenvolveu um sistema marcial que combinava suavidade e firmeza, lentidão e rapidez, com ênfase em neutralizar a força do oponente; integrando habilidades marciais e cultivo pessoal, combinando o combate e a manutenção da saúde em um único sistema: o Taijiquan. Isso marcou o início de uma nova era na história das artes marciais chinesas.
Para lidar com questões práticas de treino como limitação de espaço, falta de equipamentos de proteção e eventuais acidentes em treinamentos, Chen Wangting também criou o método de Tui Shou (mãos que empurram). Este método de treinamento engenhoso é uma forma de exercício para melhorar as habilidades e segue os princípios de superar a rigidez com suavidade, usar a força do oponente contra ele, evitar o cheio e atacar o vazio, priorizar a habilidade em vez da força bruta. Combina agarrar, controlar, derrubar e golpear. Evita lesões, se aproxima da aplicação em combate real e evita a previsibilidade do treinamento combinado. É um método de treinamento eficaz e científico que avança do treinamento de formas individuais para a aplicação prática de combate em dupla e para aprimorar as habilidades de luta, abrindo outro precedente no treinamento de artes marciais chinesas.
O Tui Shou tradicional é um treinamento prático em dupla realizado em conjunto com o treinamento de formas do Taijiquan, com o objetivo de troca e aprendizado mútuo, verificação das posturas e aprimoramento das habilidades, sem buscar a vitória ou derrota. Os dois praticantes se conectam fisicamente, aguçando a sensação periférica e a propriocepção para julgar a magnitude, direção, velocidade e todas as possíveis mudanças da força do oponente.
Usam-se métodos como Peng (aparar), Lü (desviar), Ji (empurrar), An (pressionar), Cai (puxar), Lie (dividir), Zhou (cotovelo) e Kao (forçada de ombro), com corpo e mãos em sincronia, parte superior e inferior do corpo em harmonia, demonstrando as os princípios marciais de seguir a curvatura e esticar, abandonar a si mesmo e seguir o outro, transformar e emitir em sucessão, e fazer o oponente perder o equilíbrio e cair. Isso é eficaz para verificar falhas na prática marcial e desenvolver a agilidade, adaptabilidade, aplicabilidade técnica, velocidade e resistência do corpo.
O Tui Shou tradicional também é conhecido como “Bian Shou” (mãos que debatem), e também é uma forma elegante de troca e aprendizado mútuo com conotação de competição. Atualmente, em Chenjiagou, existem vários métodos de prática mais populares, como:
1) 单手推手 (dān shǒu tuīshǒu)
2) 双手推手 (shuāng shǒu tuīshǒu)
3) 活步推手 (huó bù tuīshǒu)
4) 大捋推手 (dà lǚ tuīshǒu)
5) 乱踩花 (luàn cǎi huā)
- Tui Shou Simples (单推手): Através da forma de movimento com uma mão, aprende-se os princípios de adaptação do Tui Shou, ou seja, não resistir nem se opor, priorizar a habilidade em vez da força bruta, treinando a resposta de neutralizar a força quando encontrada e avançar quando houver espaço.
- Passo Fixo (定步): Sob condições de movimentos mais complexos e variáveis com duas mãos, aprende-se ainda mais os princípios e requisitos do Tui Shou, ao mesmo tempo em que aumenta a capacidade de envolvimento dos braços. Promove o relaxamento dos ombros e cotovelos, e treina a sensibilidade do estado ativo e passivo e a capacidade de coordenação e mudança de todo o corpo. Utiliza-se razoavelmente Peng, Lü, Ji e An para verificar a capacidade de reação de seguir a curvatura e esticar e neutralizar a força quando encontrada.
- Passo Sequencial (顺步): Com base no treinamento de passo fixo, adiciona-se o movimento dos passos, fazendo com que o corpo, as mãos e os pés atuem e se coordenem ao mesmo tempo, expandindo os meios de ataque e também ampliando o espaço para mudanças, aumentando a dificuldade do treinamento e tornando-o mais próximo das necessidades do combate real.
- Da Lü (Grande Deslocamento) (大捋): Um treinamento de Tui Shou de alta intensidade com postura baixa, que exige maior qualidade de força dos membros inferiores do corpo e a conversão da força da cintura e virilha, bem como a capacidade de relaxamento de todo o corpo. Também é um exercício de ataque e proteção sob postura baixa.
- Passo Florido (花脚步): Os passos são o eixo central da agilidade de todo o corpo. Ao praticar o passo florido, os passos devem ser grandes ou pequenos, rápidos ou lentos, para frente ou para trás, fixos ou em giro, sempre com a parte superior e inferior do corpo em união, interno e externo como uma família, seguindo a força e entrando no vazio, com ataque e defesa se alternando, fluidez e elegância, indo e vindo, voando por todo o campo, sempre ativo e sempre suave. É um método de treinamento de passos e treinamento geral do corpo, e também um ensaio para a transição para o Sanshou (combate livre).